Constelação Familiar

A TERAPIA BREVE – CONSTELAÇÃO FAMILIAR E DO TRAUMA

​É uma técnica psicoterapêutica realizada de forma breve e assertiva, para a cura das relações humanas dentro dos sistemas familiares, empresariais, educacionais, sintomáticos (doenças) e, recentemente, jurídicos.

Bert Hellinger, o percursor desta linda técnica terapêutica que nos permite localizar e liberar qualquer bloqueio de qualquer geração ou membro da família, observou que as dinâmicas ocultas que atuam por trás dos problemas, conflitos e sintomas da pessoa e de seu sistema familiar podem impedi-la de conquistar e estruturar a vida da forma que deseja.

Isso porque a pessoa e seu sistema familiar estão sobre influência de 3 leis das relações humanas.​​​

AS 3 LEIS DAS RELAÇÕES HUMANAS

  • Lei do Pertencimento
  • Lei da Hierarquia
  • Lei do Equilíbrio entre o dar e receber​

Essas leis observas por Bert Hellinger, mostram que, por amor, repetimos padrões familiares para pertencer à família, ou seja, muitas vezes nos vinculamos a histórias de exclusões, perdas e sofrimentos da família, por amor, para pertencer.

BENEFÍCIOS

  • Melhorias na qualidade das relações de casal, familiares e social;
  • Construção de novas possibilidades, com mais acertividade, posicionamento e leveza no viver;
  • Possibilidades e clareza para Resolução dos conflitos;
  • Compreensão de padrões, crenças e bloqueios;
  • Fortalecimento da auto-estima, identidade e autonomia;
  • Consciência do caminho que soluciona;
  • Oportunidade de integrar seus psicotraumas.

Pessoas que passam por momentos difíceis na vida pessoal, profissional, empresarial, educacional e também em casos de sintomas, doenças e conflitos jurídicos. Auxilia casais, pais e filhos e todos que querem ser mais conscientes e que estão em busca de construir relações com padrões saudáveis. Para todos que querem redesenhar a relação, entender suas funções e o seu lugar no sistema familiar, ampliar a visão sistêmica sobre os problemas e conflitos para decidir de forma mais consciente. Auxilia, também, no entendimento de medos, carências, destinos difíceis, psicotraumas, doenças, relações problemáticas, e ainda para aqueles que possuem questões que precisam de mais clareza, que podem ser inclusive pessoais, profissionais, organizacionais e jurídicas.

MODALIDADES DAS SESSÕES

  • INDIVIDUAL:

Presencial: Em Belo Horizonte no Bairro São Bento no espaço Alecrim.

Online: Brasileiros, Portugueses e falantes da língua portuguesa residentes no Brasil, em Portugal e no exterior.

As sessões individuais são realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira.

  • GRUPO:

As vivências em grupo são presenciais, realizadas mensalmente aos sábados e divulgadas no site e nas redes sociais. Clique aqui e saiba sobre nossos próximos encontros.

Basta 01 sessão para fazer a constelação familiar. Entenda que a construção da solução pela qual uma pessoa passa é um processo que se dá somente com a participação da mesma, é você quem constrói  no seu dia a dia o que deseja viver.

Quando há necessidade, as sessões de acompanhamento tem duração de 01 hora e são realizadas através da terapia familiar e terapia sistêmica.

É importante ressaltar que esta técnica não substitui terapia e nem tratamentos médicos, psicológicos e psiquiátricos.

A constelação dos psicotraumas surge em meio ao movimento das novas Constelações. Franz Ruppert, psicólogo e pesquisador da psique humana, professor da universidade de Munique na Alemanha, começou seus estudos com a técnica da constelação familiar e após anos de estudos desenvolveu a constelação do trauma ou psicotraumas com enfoque na identidade e autonomia do individuo. Seus vários livros mostram seus estudos e o desenvolvimento contínuo de sua abordagem sobre a psique (alma) humana. Com esta metodologia podemos observar claramente como a psique humana pode ser fragmentada e até mesmo cindida desde as fases inicias da vida. Neste trabalho lidar com a realidade e identificar o eu -saudável, traumatizado e de sobrevivência- é doloroso e ao mesmo tempo libertador e fortalecedor. É realizada de forma individual ou em grupo. Na sessão o cliente traz sua questão/intenção e juntamente com o facilitador da técnica tem a possibilidade, se for de sua vontade, integrar amorosamente os seus psicotraumas, muitas vezes infantis, vivenciados por você e pode ver as partes da sua psique estão misturadas com as dos pais. Atualmente meu trabalho é direcionado, cada vez mais para esse movimento das 'Novas Constelações' em especial a constelação do trauma/psicotraumas. Trazendo um novo olhar para o inconsciente individual e coletivo da família.

Como a Constelação do Trauma atua?

Essa técnica trabalha através daquilo que está afetando desconfortavelmente a sua psique-Alma. Tem como objetivo trazer a luz o inconsciente, aquilo que não foi visto, reconhecido e incluído em sua biografia de forma que isso atue em seu sistema emocional.

É importante dizer que muitas das mudanças necessitam de tempo para que a transformação ocorra e é ilusão pensar que as mudanças vão ocorrer sem sua participação. Quem salva sua criança interior ferida é seu adulto e é ele quem cria a solução que você deseja viver.

Ser adulto é um processo de individuação, orfandade e ao mesmo tempo de humanização dos pais, ou seja, enxergar os pais como seres humanos que assim como você também erram, desenvolver sua auto-estima para que não tenha medo de perder e pensar, sentir e agir com coerência com o que é saudável, você se torna seus pais para si próprio. Isso implica também em cessar a busca de pais idealizados nos pais e nas relações-as famosas projeções.

Geralmente, está relacionado a um incômodo. Toda intenção é genuína, não existe intenção forte ou fraca, certa ou errada, o que existe é a sua intenção e ela deve estar clara para você. Reflita sobre o que lhe aflige e o que busca em relação ao que vive. Cada problema ou sintoma que nos afeta e verdadeiramente incomoda a nós é importante, pois aponta para algo, alguém ou um fato que não está sendo visto por nós, principalmente se eles influenciaram nossa história. Formular a frase de intenção pode ser fácil para alguns e um processo para outros é importante que cada um faça a sua frase sem o auxilio do terapeuta, amigos, familiares ou quaisquer outras pessoas porque quando a pessoa formula sua intenção/questão ela assume a responsabilidade pela construção da sua solução e isso é muito importante, porque não exite solução sem a participação do individuo.

Perguntas frequentes

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato! Estamos prontos para te responder.

 

INDIVIDUAL

Através do posicionamento dos bonecos e das âncoras de solo, o constelado e o terapeuta experienciam as mesmas sensações corporais da constelação em grupo

O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Modalidades das Sessões

  • PRESENCIAL

A sessão se dá através da representação com bonecos e ancoras de solo. Na sessão eu e você sentimos as informações através da fenomenologia-o estudo daquilo que se mostra- e da linguagem não verbal através da leitura das posições dos bonecos.

  • ONLINE

Nas sessões online utilizamos uma plataforma com bonecos virtuais para representar os elementos da questão/intenção da pessoa e de seu sistema familiar. Assim como na presencial, eu e você sentimos as informações do campo informacional através da linguagem não verbal. Atendo brasileiros, portugueses e falantes da língua portuguesa no Brasil e no Exterior.

Quando há necessidade, as sessões de acompanhamento tem duração de 01 hora e são realizadas através da terapia familiar e da terapia sistêmica.

As sessões individuais são realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira.

A sessão tem duração de 01h:30m podendo chegar a 02 horas, portanto venha com esta disponibilidade para cuidar de você. Para saber mais informações entre em contato.

Como é a sessão de Constelação Familiar e do Trauma com a Terapeuta Kenya Pena?

Veja quem já se beneficiou com esta técnica!

Eu Quero

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato! Estamos prontos para te responder.

 

 

EM GRUPO

O encontro em grupo é sempre presencial e beneficia a todos através das vivências e aprendizados

O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Formas de participação:

  • QUEM CONSTELA

Trás sua intenção/questão a ser observada. Nesta modalidade a pessoa formula sua frase de intenção e quem participar pode optar por representar os elementos da sua intenção ou apenas observar.

Ser Constelado é sentir e observar…

  • Partes da sua biografia/história

  • Sua criança interior ferida, seu adulto e suas partes que sobreviveu a todos os traumas/psicotraumas

  • É ver de onde vem as dores que sente hoje em forma de sintomas, conflitos e problemas

  • É querer dar um passo em direção a si para construir o que deseja viver a partir de agora

  • É desenvolver o amor incondicional a si próprio

As vagas para constelar são limitadas.

  • QUEM PARTICIPA

Também é muito beneficiando pelo processo. Nesta modalidade a pessoa pode optar por representar os elementos da intenção de quem constela ou apenas observar.

Quem se dispõe a representar tem a oportunidade de auxiliar e também vivenciar algo único, a experiencia de auxiliar o outro.

Ser representante é…

  • Auxiliar o outro a observar partes da sua biografia/história .

  • Esvaziar-se de intenções e estar consciente de si para informar com clareza as emoções corporais vivenciadas pelo sistema do costelado.

  • Ocupar um lugar na constelação e se colocar a serviço do sistema representado.

As vagas são limitadas para maior conforto físico e emocional dos participantes.

Quando há necessidade, as sessões de acompanhamento tem duração de 01 hora e são realizadas através da terapia familiar e da terapia sistêmica.

As vivências em grupo são presenciais, realizadas mensalmente aos sábados e divulgadas no site e nas redes sociais. Clique aqui e saiba sobre nossos próximos encontros.

O encontro tem duração de 03 horas à 04 horas para experienciar as constelações.

 

Eu Quero

 

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato! Estamos prontos para te responder.

 

Perguntas Frequentes

Veja como são os encontros vivenciais com Kenya Pena

Entre em contato!