Você é o que você compartilha?

Postado em Coaching

Como você está construindo sua imagem na Internet?

O que sua exposição nas redes sociais e nos grupos de aplicativos de trocas de mensagens dizem sobre você?

A internet é hoje o principal canal de busca para diversas áreas, seja por profissionais, por empresas, por pesquisas de estudo, por localidades e informações em geral.

Quando alguém digita seu nome na busca do google, por exemplo, que informações são encontradas?

A forma como você se relaciona na internet e como se expõe diz muito sobre você, sobre seu estado emocional, seus relacionamentos, o que faz, com quem faz entre outras informações. Quando você opina ou simplesmente replica um post na sua timeline você passa várias informações sobre você, sobre seu trabalho e sua empresa.

Com o advento da internet e da globalização hoje as aulas de etiquetas se fazem necessárias para o ambiente online. Estas regras de boas maneiras vem se tornando imprescindível para esse universo de opiniões polarizadas, para pessoas que perderam o controle sobre o que compartilham e para várias outras situações em que o senso de educação, privacidade e interesse não são observados.

Se você é uma daquelas pessoas que ao primeiro gole de bebida, a um sinal de nervosismo ou com um desejo de passar informações sobre sua vida perfeita nas redes sociais, dispara várias mensagens, áudios, vídeos e fotos, cuidado! Você pode está comunicando o que não deseja  e isso pode interferir nas suas relações pessoais e profissionais e até mesmo na sua futura contratação. Muitas empresas estão conectadas ao universo online e já checam as redes sociais antes de efetuar contratações.

Tudo que você compartilha na internet passa uma imagem e que consequentemente expressa um perfil sobre você, sua vida, seus hábitos, opiniões, perfil de amigos, o que consome e uma infinidade de informações que não imagina e que estão lá quando você compartilha.  A internet é um mundo virtual que tudo que você posta pode ser usado a seu favor ou contra você. Exponha somente o que é realmente relevante sobre você, seu trabalho e sua empresa, por exemplo, o tempo se tornou algo muito valioso e ninguém quer perdê-lo com assuntos sem relevância. Muitas vezes o que você considera importante e muito legal só  é para você, tenha certeza do que está compartilhando antes de clicar no botão enviar.

Segundo Stephanie Kohn estas são algumas regras que você deve seguir nas redes sociais:

Facebook:

– Antes de marcar alguém em alguma foto, peça permissão. Afinal, nunca sabemos se a pessoa vai querer se expor naquela situação.

– Se você precisa dar um recado a alguém, cobrar ou até mesmo relembrar algum caso, faça por mensagem privada. Nem sempre a pessoa marcada no post gostaria de compartilhar essas informações com todos os amigos da rede.

– Cuidado ao compartilhar correntes, vídeo, fotos e textos pronto. Você pode estar entupindo a timeline de seu amigo com coisas repetidas, além de ser tachado de chato ou sem opinião. Tenha critério ao publicar conteúdos. Bom dia, boa tarde, boa noite, passei para te desejar um lindo fim de semana, de declarações de amizade não significa que você está tendo uma conversa significativa. Expresse que a pessoa com quem você se relaciona é única e importante compartilhando somente o que interessa. Mensagens repassadas expressão muito automatismo e uma necessidade de que você está dedicando muito do seu tempo ao universo online ao invés de conviver, contato humano, vida real.

– Evite postar informações irrelevantes sobre o seu dia a dia. Se expor sem necessidade pode soar egocêntrico da sua parte, além de, mais uma vez, encher a timeline de seus colegas com conteúdos pouco interessantes.

-Tenha cuidado ao expor suas opiniões, especialmente sobre assuntos polêmicos. Lembre-se que, diferente de uma discussão ao vivo, suas palavras serão armazenadas por muito tempo e, se você for grosso ou mal educado, todos vão se lembrar disso com frequência.

– Jogos e aplicativos são legais, mas pare de ficar mandando convite para esse tipo de coisa dentro da rede social. Cada um tem suas preferências e, provavelmente, já deve conhecer algum joguinho que o agrade.

Twitter:

– O retuíte é uma ferramenta que deve ser usada de vez em quando, ou seja, nada de ficar retuitando qualquer post. Assim como no Facebook, o critério é essencial para não atrapalhar a timeline dos outros e não queimar seu próprio filme.

– Como a rede social só permite 140 caracteres, é preciso se expressar com cuidado. Uma frase pode ser facilmente mal interpretada. Por isso, preste atenção no que você tem a dizer e diga com cautela.

-Nada mais feio do que “roubar” frases de alguém. Se você gostou de alguma citação, dê a fonte e indique qual amigo foi o autor da mensagem.

– Não use o Twitter como MSN. Poste mensagens relevantes e com intervalos de tempo. As pessoas não vão querer que você encha a timeline delas somente com seus posts.

– Uma das vantagens do Twitter é poder estar próximo de seus ídolos. Mas, cuidado para não bancar o fã maluco e ficar enviando mensagens de cinco em cinco minutos. E muito menos comentando qualquer post da pessoa.

Você tem alguma dica de etiqueta que merece ser seguida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

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