Ayurveda

Em breve

Terapia da Longevidade, Vitalidade, 

Da Saúde Física, Emocional, Espiritual e Social

Estes são os objetivos da Ayurveda que percebe a vida como uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos talentos naturais em harmonia com o universo, resultando em felicidade, prosperidade e liberdade.

Ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur) e se baseia na concepção holística (visão do todo) do mundo. Segundo seus preceitos, o todo não se resume à soma das partes, portanto, a saúde depende do equilíbrio dinâmico e indissociável dos quatro componentes da vida: corpo físico, vitalidade, mente e consciência.

A Ayurveda é o sistema de saúde indiano que se baseia no sistema filosófico Samkhya e seus textos mais importantes (triologia da ayurveda) são as escrituras clássicas de cerca de 2.500 anos dos mestres Sushrut Samhita (tratado de cirurgia, Charak Samhita (tratado clínico) e Ashtanga Hridaya. Por ser uma medicina indiana muitas pessoas acreditam que é de difícil implementação e para mostrar que a ayurveda é para todos apresento seus objetivos, que são similares aos da Organização Mundial de Saúde (OMS): Prevenção de doenças, promoção da saúde, longevidade, bem-estar físico, mental e emocional e não apenas a ausência de doenças. Lembrando que a OMS vem estimulando o uso da Medicina Alternativa que se caracteriza por uma serie de práticas, produtos e sistemas de cuidado da saúde como a Ayurveda, a Acupuntura, o Biofeedback e os Nutracêuticos, considerados fora da medicina convencional e de forma integrada ao sistema da medicina ocidental moderna que vem assim como a ayurveda ajudar no controle de pandemia de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e na obesidade.

Graças a legitimação das medicinas alternativas pela população, desde março de 2017 o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu a ayurveda, a constelação familiar e outras técnicas já mundialmente conhecidas e utilizadas de forma alternativa para tratamentos físicos e emocionais na política nacional de práticas integrativas e complementares de saúde do SUS.

É importante ressaltar dois pontos indissociáveis na ayurveda:

  • Sua prática clínica de autocuidado, onde idealmente, todos os indivíduos têm o poder de autocura e devem ter conhecimentos básicos sobre o seu organismo, observando os efeitos de seus hábitos sobre sua saúde e fazendo adaptações necessárias de acordo com as demandas individuais.
  • A medicina ayurvêdica e a alimentação são indissociáveis, ou seja, o terapeuta ayrvêdico com o amplo conhecimento da alimentação ayurvédica observa características biopsicossociais individuais para a manutenção da saúde e com finalidade para prevenir e curar desequilíbrios e auxiliar nos processos de controle de doenças.

Com o forco em prevenção a ayurveda convida todos a sair da zona de conforto, repensar, individual e coletivamente, os impactos negativos dos hábitos diários mais corriqueiros na saúde humana e também no meio ambiente. Neste sentido a alimentação ayurvédica é baseada na teoria dos cinco elementos da natureza( éter, ar, fogo, terra e água) que se combinam dinamicamente em pares para formar e harmonizar todas as manifestações materiais do universo, incluindo as três forças psicobiológicas (doshas ou biotipos) que se assemelham  ao conceito científico de genética. Os doshas Vata (ar + éter), Pitta (fogo + água), Kapha (terra e água), as doenças que são as manifestações de desequilíbrios entre os três biotipos não só imprimem tendências de saúde como a capacidade digestiva,  o impacto energético dos alimentos na etapa de digestão, de absorção intestinal e de eliminação em cada indivíduo.

Quais são os benefícios?

  • Melhora da digestibilidade dos alimentos e da saúde como um todo;
  • Contribui para o tratamento da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, cardiopatias, câncer, doenças respiratórias crônicas, cerebrovasculares, renais crônicas e depressão;
  • Auxiliam no tratamento de doenças relacionadas com excessos ou má nutrição;
  • Auxiliam o desenvolvimento do autoconhecimento e autoconfiança possibilitando ao individuo criar uma rotina diária de equilíbrio físico e emocional de foram natural;
  • Auxilia na prevenção da formação de doenças do “estilo de vida”;
  • Melhora da consciência alimentar, emocional e corporal;
  • Aprender a fazer escolhas alimentares com responsabilidade e a se alimentar com mais consciência corporal, emocional e social.

É um processo onde estimulamos seu potencial digestivo para a retomada da sua saúde integral de forma gradativa e natural. Formulamos um protocolo de orientações individualizadas para equilibrar seus desequilíbrios, físicos e psíquicos e estimular a vitalidade física, emocional, espiritual e social, assim como o rejuvenescimento do organismo.

Eu Quero

Entre em contato!