Psique humana: Entenda o que é

Postado em Constelação do Trauma/Psicotraumas

Para falarmos de psique, antes precisamos falar sobre o que compões o corpo humano.

Segundo a física moderna o corpo consiste tanto de partículas sólidas como de ondas eletromagnéticas, ou seja, sistemas energéticos de diversas formas.

A palavra psique vem do grego e significa sopro de ar que se traduz para o mundo moderno como sopro de vida, força vital. Portanto psique não é algo material, ela está no falar, perceber, sentir e pensar do intelecto humano. parece então algo adicionado ao corpo humano a partir do exterior, o que leva à ideia de que eles são independentes um do outro. Em todas as culturas existentes esta visão dual que considera que o corpo e a psique ou alma são algo separado por princípio.

Segundo Franz Ruppert a psique é uma ação conjunta de matéria, energia e informação de igual maneira que o corpo é uma interação de qualidades materiais, energéticas e de informação. Ele considera que se tratarmos a psique e o corpo como algo separado, isso pressupõe que estamos todos fragmentados, ou seja, um corpo sem mente e uma mente sem corpo. Isto é inseparável. Segundo ele cada pessoa é em cada segundo de sua existência e com cada fibra de seu ser, uma unidade de matéria, energia e informação que se desenvolvem de forma conjunta.

Como tudo isso começa?

Ao observarmos o desenvolvimento humano, podemos constatar que começa com o crescimento celular do corpo em que paralelamente se formam cada vez mais propriedades psíquicas. Ou seja, com a fusão do óvulo e do espermatozoide que tem como função se desenvolverem sistematicamente até se formar um embrião e assim sucessivamente.

A psique tem função bem definida: proporcionar o acesso às diferentes realidades que são significativas para um organismo em contínuo processo de desenvolvimento e  mudança. Através da sua função pode-se detectar a realidade interior e a exterior. e uma das suas características mais importante é ser multimodal, isto é, usa diferentes canais para fornecer as informações necessárias em seu ambiente correspondente.

Seu objetivo principal é a sobrevivência e a conservação da sua espécie para isso desenvolve sua principal capacidade de se ajustar às mudanças do entorno. E sua qualidade particular é lidar com as realidades em mudança de uma maneira inteligente.

11 Fatos importantes sobre a psique:

  • Aparentemente, somente os humanos dispõe de uma psique.
  • Reproduz de forma específica a realidade e parte dessa realidade existente serve para a conservação da espécie que é útil para sua multiplicação é representada no nível psíquico.
  • Faz com que os homem se distingue do restante dos seres vivos como os pássaros por exemplo.
  • Tem funções diferentes no que se refere a sexualidade masculina e  feminina.
  • Tem 03 diferentes processos segundo a psicologia: processos psíquicos inconscientes, semi conscientes e conscientes.
  • Abarca várias formas de percepção: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir.
  • Compreende várias formas de sensações e sentimentos: sensações corporais e emocionais. E os sentimentos mantém o contato temporal.
  • Se comporta de várias formas de pensamento.
  • Dispões de uma série de formas de memória que apoiam o perceber, sentir e pensar mediante o amadurecimento de informações a curto e longo prazo.
  • Dá aos homens a capacidade de ser consciente de si mesmo.
  • Os processo psíquicos em lugar de forma isolada ou transformado em comportamentos ou ações.

Para que a psique possa cumprir função em toda a sua extensão, o perceber, sentir e pensar têm que estar conectados entre si. É necessário um processo em conjunto de associação e integração que junte o que aparentemente foi captado em separado e que compreenda as diversas realidades de forma cada vez mais precisa.

Receba nossa Newsletter

Entre em contato!